A Academia da Polícia Penal (Acadeppen), antes denominada Escola Penitenciária do Espírito Santo (Epen), foi criada com a finalidade de planejar, organizar, coordenar, acompanhar e controlar os programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento funcional dos policiais penais e monitores de ressocialização, promovendo o desenvolvimento de recursos humanos, em todos os níveis, compatível com as necessidades da Secretaria da Justiça (Sejus), na busca de políticas públicas de resgate e promoção da dignidade humana.
A academia tem como missão atuar com excelência e responsabilidade na formação e capacitação dos servidores, a fim de proporcionar melhorias expressivas na prestação de serviços do Sistema Prisional Capixaba.
Seu objetivo é ser um referencial de excelência, na disseminação do ensino, implantando uma política de formação com a capacidade de identificar problemas relevantes à sua volta, avaliar diferentes posições quanto a esses problemas, conduzir sua postura de modo consciente, e atuar junto a estes, utilizando-se dos conhecimentos adquiridos na Acadeppen. Também busca realizar uma capacitação continuada dos servidores e desenvolver cidadãos críticos e conscientes.
Os valores agregados estão voltados às aspirações dos servidores da Acadeppen, considerando imprescindíveis a uma efetiva resposta aos nossos clientes internos e externos, visando a qualidade dos serviços prestados.
São eles: ética, comprometimento, respeito mútuo, parceria, sigilo profissional, abertura das relações interpessoais; otimização na tramitação dos processos; responsabilidade compartilhada e solidariedade humana.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 17h.
Contatos: (27) 3255-3030/ 3255-3014/ 3255-2956/ 3255-2962.