10/09/2024 09h48

‘Setembro Amarelo’: DAPS desenvolve ações de valorização da vida em unidades prisionais do Estado

O mês de setembro é marcado pelo movimento mundial de prevenção ao suicídio, conhecido como “Setembro Amarelo”. Em um contexto sensível, a Polícia Penal do Espírito Santo (PPES), por meio da Divisão de Atenção Psicossocial ao Servidor (DAPS), deu início, nesta semana,a uma campanha de prevenção com os servidores que aborda sobre a saúde mental e a valorização da vida.

 

Uma das iniciativas da DAPS é visitar as unidades prisionais, com o objetivo de compartilhar vivências e informações, com distribuição de panfletos orientativos sobre como buscar ajuda.

 

A campanha de prevenção ao suicídio envolve a sensibilização dos servidores para a importância de identificar sinais de alerta e oferecer suporte emocional aos servidores que possam estar passando por momentos de vulnerabilidade. Além disso, as orientações alertam sobre como lidar com situações de crise e como buscar apoio dentro e fora do ambiente prisional.

 

Ao abordar o “Setembro Amarelo”, a campanha também tem como objetivo desconstruir estigmas e promover a compreensão sobre questões de saúde mental, visando à humanização do sistema prisional e à valorização da vida, tanto dos detentos quanto dos servidores.

 

Essas iniciativas demonstram um compromisso com o bem-estar emocional de todos os envolvidos no ambiente prisional, destacando a importância do apoio mútuo e do cuidado com a saúde mental.

 

De acordo com a diretora-geral adjunta da Polícia Penal do Espírito Santo, Graciele Sonegheti, a iniciativa busca promover um ambiente mais acolhedor e solidário, contribuindo para a conscientização e prevenção do suicídio, e para o cuidado com a saúde mental de servidores.

 

“Explicamos que já dispomos de um serviço de atenção psicossocial ao servidor, com um atendimento mais efetivo e eficaz ao servidor, que precisa se sentir amparado. Campanhas como essa são importantes, pois promovem o diálogo e buscam condições para a promoção da saúde no comportamento individual e coletivo e nas relações de trabalho”, explica Graciele Sonegheti.

 

Atendimento na DAPS

 

O atendimento psicossocial acontece na sede da Polícia Penal, na Avenida Vitória, 2.045, Jucutuquara, em Vitória. O atendimento pode ser acionado por busca voluntária ou por encaminhamento. Os encontros podem ser on-line ou presenciaise em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Contatos e agendamentos podem ser feitos pelo telefone (27) 99883-7926 e-mail daps@pp.es.gov.br.

 

 

Informações à Imprensa:

Polícia Penal do Espírito Santo (PPES)

Alyne Reis

(27) 99272-6718

imprensa@pp.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard