Promovendo o aprimoramento de seus policiais, a Polícia Penal do Espírito Santo (PPES) enviou um policial penal para participar do 5° Curso de Segurança e Proteção de Autoridades da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), que teve início no dia 09 de setembro e foi concluído na última sexta-feira (04), em Brasília – DF.
Oferecido pela Força Nacional de Segurança Pública, uma força de elite no Brasil, o curso contou com a participação de policiais civis, militares e penais de 15 estados, como formação especializada, destinada a preparar policiais para atuar na segurança de autoridades em situações de risco elevado.
O Espírito Santo foi representado pelo policial penal Paulo Narciso Vila Coutinho, da Divisão de Operações Táticas (DOT). Para ele, o curso de segurança de proteção da Força Nacional é de extrema relevância.
“Sinto-me lisonjeado de ter a confiança do meu diretor de unidade, do meu diretor de operações e do meu chefe de polícia por ter vindo representar a polícia penal do meu estado em âmbito federal. Absorvi conhecimento teórico e prático, e agora espero ter a oportunidade de repassar o conhecimento adquirido aos meus colegas de unidade de polícia”, disse Paulo Vila.
O diretor-geral da Polícia Penal, José Franco Morais Junior, destacou que o objetivo é capacitar ao máximo os profissionais, de forma a melhorar o nível de atuação, fortalecendo ainda mais a instituição. “A formação fornecida prepara os policiais para lidar com uma ampla gama de situações, desde ameaças comuns até atentados complexos. A Força Nacional de Segurança Pública é conhecida por seu rigor e alto padrão de treinamento, o que garante que os profissionais formados estejam altamente capacitados para atuar em missões críticas”, destacou José Franco.
O treinamento incluiu várias áreas de atuação policial, como: Planejamento Estratégico e Atividade Precursora de Segurança e Proteção de Autoridades; Direção Veicular Defensiva Evasiva e Ofensiva; Tiro Aplicado à Segurança de Autoridades; Defesa Pessoal Aplicada à Atividade de Segurança de Autoridades; Atendimento Pré-hospitalar Tático (APHT); Técnicas de Salvamento Aquático e Natação Utilitária; Inteligência Aplicada à Atividade de Segurança e Proteção de Autoridades; Comportamento e Etiqueta Social; Ajudante de Ordens na Atividade Segurança de Proteção de Autoridades; e Terrorismo e Contraterrorismo.
Informações à Imprensa:
Polícia Penal do Espírito Santo (PPES)
Alyne Reis
(27) 99933-9920