21/10/2024 16h27

Polícia Penal realiza formatura do II Curso de Operador de Cães Policiais

Na manhã desta segunda-feira (21), a Polícia Penal do Espírito Santo (PPES) realizou a formatura do II Curso de Operador de Cães Policiais (COCP), no auditório da Capitania dos Portos, em Vitória.

O curso tem por objetivo habilitar os agentes de segurança pública para atuarem em ações e operações policiais com cães e demais missões atribuídas a unidades de emprego de cães policiais, além de desenvolver atitudes e competências adequadas para atuarem em operações de enfrentamento à criminalidade.

Nessa segunda turma do COCP formou policiais penais e integrantes de outras corporações, sendo uma militar da Polícia Militar de Alagoas, um Policial Civil de Santa Catarina, um da Polícia Legislativa, além de Guardas Municipais de Vitória, Cariacica e Viana, totalizando 15 formandos, em 26 dias de curso.

O curso teve início no dia 23 de setembro e abrangeu uma grade curricular que possibilitou conhecimentos sobre teoria cinotécnica; métodos e técnicas de adestramento; emprego do cão de detecção de substâncias; atendimento pré-hospitalar veterinário e enfermagem canina; operações com o apoio de aeronave; rastreamento por odor específico, entre outros assuntos, totalizando 160 horas/aula. 

O diretor da Divisão de Operações Táticas (DOT), Gladson Rossi, destacou a importância da utilização do cão policial na atividade de polícia penal. “É de extrema importância para o controle da massa carcerária nas operações e unidades prisionais, a utilização dos cães de detecção para faro de entorpecentes. Ele é uma ferramenta importantíssima e ter esses novos policiais penais habilitados como operadores de cães policiais aumentam ainda mais a produtividade dessa função dentro da polícia penal”, explicou Rossi.

O diretor-geral da Polícia Penal, José Franco Morais Junior, parabenizou os formandos, instrutores e toda a equipe do COCP pela realização do curso e celebrou a integração entre as forças de segurança com a presença das outras instituições.  “Entregar um policial treinado e bem capacitado faz parte dos esforços da PPES. E esse curso, além de capacitar os policiais em cinotecnia, promoveu a integração entre as diferentes instituições de segurança. Essa cooperação é fundamental para o sucesso do trabalho no Espírito Santo”, opinou José Franco.

 

Destaques

Durante a solenidade, os policiais que se destacaram durante o curso receberam homenagens das mãos do diretor-geral da Polícia Penal, José Franco. A honraria foi concedida a militar de Alagoas, JullyRossana, primeira colocada, e em seguida ao policial penal Thieres Amaral de Souza e o Guarda Municipal de Viana Altieres de Oliveira, como 02 e 03 do curso, respectivamente.

A cerimônia de formatura também contou com a presença do secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco; do secretário Municipal de Segurança Urbana, Amarilio Luiz Boni; do secretário municipal de Defesa Social de Cariacica, delegado Cláudio Victor; da Comandante da Guarda Municipal de Vitória, Dayse Barbosa Mattos; do Capitão Corveta Alexandre, representando o Capitão de Mar e Guerra Marcelo Rey, Major Ubirajara Resende, diretor da Polícia Legislativa; corregedor e diretores das unidades prisionais; além de outras autoridades.

 

Informações à Imprensa:

Polícia Penal do Espírito Santo (PPES)

Alyne Reis

(27) 99272-6718

imprensa@pp.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard