19/09/2024 14h23 - Atualizado em 19/09/2024 16h23

Operação conjunta das Polícias Penal e Militar de Bom Jesus do Norte prende foragido do sistema prisional

A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), com o apoio da Polícia Penal do Espírito Santo (PPES), recapturou, nessa terça-feira (17), um homem de 22 anos, foragido da Penitenciária de Segurança Média II (PSME II). A prisão ocorreu em Bom Jesus do Norte.

Após policiais militares suspeitarem de um indivíduo que estava andando pelo município, a equipe do 3ºBatalhão de Polícia Militar (BPM) de Alegre entrou em contato com o Núcleo de Recaptura da Polícia Penal (Recap), que deu início ao trabalho investigativo. Após várias diligências, o Núcleo de Recaptura utilizou o sistema de reconhecimento facial e confirmou a identidade do suspeito, sendo identificado como fugitivo do sistema prisional capixaba e que o mesmo cumpria pena por tráfico.


O indivíduo, que se evadiu no dia 13 de julho do sistema prisional após o trabalho externo, foi conduzido à delegacia, onde foi dado cumprimento ao mandado. Após os procedimentos de praxe, ele foi encaminhado ao sistema prisional.

 

Reconhecimento facial

O Governo do Estado lançou o projeto-piloto da nova tecnologia de reconhecimento facial, que foi instalada em câmeras de videomonitoramento no último dia 09. Os equipamentos, que já estão funcionando em todo o Estado, têm o objetivo de identificar, por meio de inteligência artificial que vai ler as faces das pessoas, a presença de criminosos, pessoas com mandado de prisão em aberto, além de foragidos e desaparecidos.


A nova ferramenta é mais um investimento, dentro das diretrizes do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, para aumentar a eficiência do trabalho policial e acrescentar tecnologia de ponta à Segurança Pública do Espírito Santo. As câmeras que vão dispor da licença de leitura facial estão instaladas em ônibus do sistema Transcol e nos equipamentos do Cerco Integrado e Inteligente situados em pontos estratégicos em todo o Estado.


A tecnologia utiliza como parâmetro de comparação os bancos de dados da base de desaparecidos, da base de procurados, do Sistema Integrado de Inteligência da Segurança Pública (Sispes), da Secretaria da Justiça (Sejus), que administra o sistema prisional, além da base do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES).

 

Informações à Imprensa:

Polícia Penal do Espírito Santo (PPES)
Alyne Reis
(27) 99272-6718
imprensa@pp.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard