Nessa quarta-feira (17), a Gerência de Integração Comunitária e Institucional (GICI) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) ofereceu um treinamento em primeiros socorros para 35 servidores da Polícia Penal do Espírito Santo (PPES). O objetivo foi preparar os policiais penais para agir em situações de emergência, apresentando conceitos básicos e habilidades práticas para realizarem primeiros socorros em diversas situações.
“A gerência de Integração Institucional da Sesp é o setor responsável por levar a segurança pública para perto das comunidades, promover este elo entre sociedade, instituições e órgãos de segurança. Levar instruções de primeiros socorros também é contribuir para a segurança das pessoas, conforme preconiza o Programa Estado Presente em Defesa da Vida”, afirmou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno.
O treinamento ocorreu na Academia de Polícia Penal (Acadeppen). Por meio de uma palestra interativa, os participantes aprenderam conceitos básicos de primeiros socorros, habilidades de socorrista e acionamento do socorro, avaliação da cena e segurança do ambiente e análise de situações de emergência, como hemorragias, ferimentos, infarto, AVC, convulsão e desmaio, fraturas e torções, queimaduras, intoxicação, engasgo e parada cardiorrespiratória.
Os policiais penais também fizeram atividades práticas com uso de simuladores de desengasgo adulto e infantil, que é um bebê simulador, que chora ao receber a manobra corretamente. A instrução foi ministrada pela gerente de Integração Institucional da Sesp, capitã Andresa, que destacou a importância da difusão de conhecimento.
“Agir rapidamente em uma situação de emergência pode ser o diferencial que vai salvar uma vida. Por isso, difundir conhecimento é tão importante. Por meio da Gerência de Integração, a Sesp realiza este trabalho de forma consistente e permanente, instruindo não só agentes de segurança pública, mas qualquer cidadão que, de forma organizada, queira acessar este conhecimento”, afirmou a capitã Andresa.
Informações à Imprensa:
Policia Penal do Espírito Santo (PPES)
Bruno Barbosa
(27) 98139-1455
imprensa@pp.es.gov.br