A Polícia Penal do Espírito Santo, por meio da equipe da RECAP/DERP, realizou duas prisões preventivas em ações distintas nos municípios de Aracruz e Vila Velha, nessa quarta-feira (07) e na quinta-feira (08).
A primeira prisão ocorreu na tarde dessa quinta-feira (08), por volta das 16h30, na localidade de Vila do Riacho, em Aracruz. Após tomar conhecimento de um mandado de prisão de regressão cautelar, expedido pela 2ª Vara Criminal de São Mateus, a equipe da RECAP/DERP iniciou um minucioso trabalho de levantamento de dados e diligências para localizar um foragido da Justiça de 37 anos.
Com base nas informações obtidas por meio do DIMCME, os policiais chegaram à região onde o indivíduo estaria escondido por volta das 16h, mantendo vigilância até avistá-lo em via pública, momento em que foi realizado o cumprimento do mandado. O detido foi encaminhado à 13ª Regional da Polícia Civil de Aracruz, permanecendo à disposição da Justiça. O homem preso tem histórico criminal relacionado aos artigos 33 e 35 da Lei nº 11.343/06 (Lei de Drogas) e esteve custodiado no sistema prisional capixaba entre 29 de janeiro de 2019 e 20 de outubro de 2025.
Já a segunda prisão, foi registrada nessa quarta-feira (07), às 17h15, no bairro Ataíde, em Vila Velha. A ação resultou no cumprimento de mandado de prisão de regressão de regime contra um homem de 38 anos, expedido pela 3ª Vara Criminal de Vitória.
Após o recebimento das informações pelo DIOP, a equipe da RECAP/DERP iniciou diligências para localização do indivíduo. Por volta das 16h, os policiais chegaram à região indicada e, após monitoramento, avistaram o suspeito nas dependências do condomínio onde reside, momento em que foi abordado e informado sobre o mandado judicial. O detido foi encaminhado à 2ª Regional da Polícia Civil de Vila Velha, onde ficou à disposição da Justiça. O histórico criminal do suspeito inclui infrações previstas no artigo 306 c/c artigo 298, inciso III, do Código de Trânsito Brasileiro, além do artigo 288, parágrafo único, do Código Penal, e artigo 33 da Lei nº 11.343/06 (tráfico de drogas). Ele esteve preso no sistema prisional capixaba entre 26 de maio de 2017 e 26 de abril de 2022.