A Polícia Penal do Espírito Santo teve papel estratégico na Operação Castelo, deflagrada, nesta sexta-feira (14) no município de São Mateus, região norte do estado. A instituição participou do cumprimento de mandados e do apoio às ações de inteligência, reforçando sua atuação integrada com as demais forças de segurança do Estado.
Ao todo, a Polícia Penal empregou dez agentes, distribuídos entre a Divisão de Escolta e Recaptura Policial (DERP) e a Divisão de Inteligência. A DERP atuou no cumprimento de mandados em um dos alvos da operação, enquanto agentes de inteligência auxiliaram nas diligências e no suporte técnico às equipes em campo.
A Operação Castelo tem como foco o enfrentamento ao tráfico de drogas no bairro Residencial Villages. A mobilização é uma resposta imediata às movimentações de grupos criminosos detectadas pelo setor de inteligência, que também identificou ameaças contra agentes de segurança pública na região. A ação conjunta envolveu 108 operadores de segurança e contou com 31 viaturas e apoio aéreo do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer).
Até a tarde desta sexta-feira, foram apreendidas 354 pedras de crack, 89 gramas de crack fracionado, 210 pinos de cocaína, dois pés de maconha e cinco porções da droga. Também foram localizadas armas, incluindo uma pistola, três submetralhadoras artesanais, um revólver e 25 munições. Sete pessoas foram conduzidas para a delegacia regional de São Mateus.
Texto: João Otávio Carvalho/Ascom PPES
Informações à Imprensa:
Policia Penal do Espírito Santo (PPES)
Bruno Barbosa
(27) 98139-1455
imprensa@pp.es.gov.br