Governo do Estado do Espírito Santo
11/04/2024 17h10 - Atualizado em 11/04/2024 17h21

Polícia Penal inicia atendimento psicossocial aos servidores penitenciários

A Polícia Penal do Espírito Santo (PPES) iniciou o atendimento aos servidores penitenciários, por meio da Divisão de Atenção Psicossocial ao Servidor (DAPS). Com profissionais das áreas de psicologia e serviço social, a DAPS passa a ofertar atendimentos voltados para a saúde mental do servidor, além de garantir aos servidores penitenciários o acesso à atenção psicossocial.

 

O objetivo é acolher e dar suporte psicossocial aos servidores, além de promover melhores condições de saúde aos policiais penais do Estado.

 

A Divisão visa promover políticas e ações que fomentem e auxiliem na saúde mental dos policiais penais, garantindo o acesso a atendimentos psicológicos e apoio social, promovendo a intersetorialidade dos serviços para a garantia da atenção da saúde em geral, além de sensibilizar os policiais sobre a importância dos cuidados psicossociais, inclusive como forma de prevenção.

 

O Núcleo Central de Atendimentos, instalado no primeiro andar da sede da Polícia Penal, foi inaugurado nesta quinta-feira (11). Os servidores que trabalham e/ou residem no interior do Estado também podem realizar a psicoterapia on-line.

 

A diretora-geral adjunta da Polícia Penal do Espírito Santo, Graciele Sonegheti, destacou a importância do atendimento para os servidores penitenciários. “É importante o atendimento psicossocial, pois sabemos que é uma atividade que oferece risco elevado à saúde dos servidores, e atuar de forma preventiva ou pelo menos precoce é fundamental para mitigar os casos”, enfatizou.    

 

Graciele Sonegheti destacou também que a proposta da DAPS é credenciar clínicas especializadas fora do espaço da Polícia Penal, para que o servidor se sinta ainda mais à vontade. “Estamos em fase de construção dessa proposta, mas, enquanto isso não for concluído, não deixaremos os policiais desassistidos e o espaço ficou bem acolhedor e aconchegante para receber nossos servidores”, completou.

 

Atendimento

O atendimento acontece na sede da Polícia Penal, na Avenida Vitória, 2.045, Jucutuquara, em Vitória. O atendimento pode ser acionado por busca voluntária ou por encaminhamento. Os encontros acontecem em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Contatos e agendamentos podem ser feitos pelo telefone e e-mail: DAPS – (27) 99883-7926 daps@pp.es.gov.br.



Informações à Imprensa:


Polícia Penal do Espírito Santo (PPES)

Alyne Reis

(27) 3636-5706 / 99933-9920

imprensa@pp.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard