Nesta quinta-feira (22), serão abertas as inscrições do processo seletivo para os policiais que queiram participar do II Curso de Condutores de Cães Policiais (CCCP). O curso vai habilitar policiais para atuarem em operações prisionais com cães. O prazo para se inscrever vai até o dia 30 de agosto.
As aulas terão início no dia 23 de setembro e seguem até o dia 18 de outubro.
Serão ofertadas 22 vagas, sendo 15 para policiais penais e sete vagas destinadas às instituições coirmãs, sendo elas: uma vaga para a Polícia Legislativa, uma vaga para a Polícia Civildo Espírito Santo (PCES), três vagas para as Guardas Municipais do Estado e duas vagas para a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES).
O curso, que é uma parceria da Academia de Polícia Penal (Acadeppen), com a Divisão de Operações Táticas (DOT), tem carga horária de 160 horas-aula e contará com atividades teóricas e práticas, como teoria cinotécnica; métodos e técnicas de adestramento; emprego do cão de detecção de substâncias; atendimento pré-hospitalar veterinário e enfermagem canina; operações com o apoio de aeronave; rastreamento por odor específico, entre outros assuntos.
Os candidatos passarão por Teste de Aptidão Física (TAF), um Teste de Aptidão Cinotécnica (TAC), de entrevista com a coordenação, além de terem que cumprir alguns requisitos, como ser voluntário e estar de acordo com todos os itens do edital, não responder processo demissionário e não estar de licença médica.Para participar, o interessado deve ser autorizado pela chefia imediata por meio do preenchimento da Ficha de Inscrição (Via E-FLOW), a ser encaminhada à Acadeppen.
A coordenadora do curso, Cintya Salomão Rosetti Barbosa, destacou que esse é o primeiro curso aberto a toda a categoria e que a capacitação tem como objetivo atender à necessidade de aprimoramento técnico-profissional dos policiais penais, que têm o propósito de ser um futuro condutor de cães policiais.
“A atuação em estabelecimentos penais e missões externas com outras forças de segurança, por meio do emprego do cão, tem se tornado mais uma atividade que necessita de manutenção e aprimoramento, cujo apoio esbarra na capacidade de formação desses binômios”, explicou Cintya Barbosa.
Coordenação de Operações com Cães
Criado em 08 de maio de 2013, o canil da Divisão de Operações Táticas, a DOT, desempenha o trabalho de adestramento de cães para a detecção de substâncias e a identificação de drogas, além de armas e munições, e dispositivos eletrônicos (celular), rastreamento de pessoas, bem como a cães de intervenção.
A Coordenação de Operações com Cães (COC) conta, atualmente, com dez animais adultos e um filhote. Os cães das raças Pastor Alemão e Pastor Belga de Malinois recebem treinamento diário, com educação física e brincadeiras, incluindo uma alimentação balanceada e a avaliação veterinária periódica.
As técnicas são desenvolvidas e adaptadas para a realidade da Polícia Penal do Espírito Santo (PPES). Os cães são empenhados em ocorrências nas quais a otimização do tempo é necessária. A DOT também auxilia outras forças de segurança pública, com o emprego dos cães, sempre que é acionada.
Confira o edital completo: Download .
Informações à Imprensa:
Polícia Penal do Espírito Santo (PPES)
Alyne Reis
(27) 99272-6718
imprensa@pp.es.gov.br