24/07/2024 10h45 - Atualizado em 24/07/2024 10h48

Espírito Santo integra 5ª fase da Operação Mute

quinta fase da Operação Mute foi iniciada no Estado nesta quarta-feira (24). A ação nacional é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), para eliminar a comunicação ilegal nos presídios do País. No Espírito Santo, policiais penais ainda atuarão na recaptura de foragidos.

Durante a Operação Mute, policiais penais realizam as revistas em galerias e celas. A Operação é a maior realizada pela SENAPPEN no contexto de combate ao crime organizado, pelo número de estados participantes, quantidade de policiais penais envolvidos e unidades prisionais estaduais revistadas.

Servidores da Divisão de Operações Táticas (DOT) atuam com ações de revistas nas celas para localizar materiais ilícitos. Já a Divisão de Escolta e Recaptura Policial (DERP) realiza ações de recaptura de foragidos com o objetivo de enfrentar e desarticular organizações e associações criminosas enfrentando, consequentemente, o avanço da violência nas ruas. Por conta da recaptura, a operação no Espírito Santo está sendo conhecida por “Operação Mute Upgrade”.

O diretor-geral da Polícia Penal do Espírito Santo, José Franco Morais Júnior, enfatizou a importância de uma operação com este foco.
A Operação Mute desempenha um papel crucial na manutenção da segurança pública, pois a posse desses aparelhos pode facilitar atividades criminosas, prejudicar investigações e comprometer a eficácia do sistema penitenciário. Dessa forma, essa ação contribui para a proteção da sociedade e a promoção de um ambiente prisional mais seguro e controlado”, ressaltou.

Fases anteriores

A primeira fase da Operação Mute ocorreu entre 16 e 27 de outubro de 2023 e resultou na apreensão, em todo o País, de 1.166 aparelhos celulares. As operações ocorreram em 68 unidades prisionais de 26 estados. Ao todo, 55.919 pessoas privadas de liberdade foram revistadas.

Na segunda fase, de 11 a 15 de dezembro de 2023, houve a apreensão de 1.294 aparelhos celulares. A operação foi realizada em 114 estabelecimentos de 26 estados e do Distrito Federal, totalizando 75.672 apenados revistados.

Já na terceira fase da Operação Mute, que aconteceu de 31 de janeiro a 02 de fevereiro, houve a apreensão de 631 aparelhos em 87 estabelecimentos prisionais de 27 unidades federativas.

quarta fase aconteceu entre os dias 26 e 28 de abril, com a apreensão de 684 aparelhos.

Informações à Imprensa:

Polícia Penal do Espírito Santo (PPES)

Alyne Reis

imprensa@pp.es.gov.br