O mês de fevereiro é marcado por duas importantes campanhas de saúde que incentivam o cuidado pessoal: o Fevereiro Roxo e o Fevereiro Laranja. Ambas são ações dedicadas à conscientização, prevenção e combate a doenças crônicas e hematológicas que impactam milhares de pessoas em todo o país.
O Fevereiro Roxo chama atenção para três condições que ainda enfrentam a desinformação e o preconceito: o Lúpus, a Fibromialgia e o Alzheimer. São doenças que, embora não tenham cura, podem ser tratadas com diagnóstico precoce, acompanhamento médico adequado e manutenção da qualidade de vida. Já o Fevereiro Laranja reforça a importância do diagnóstico e o tratamento da Leucemia, além de estimular a doação de medula óssea, um gesto que pode salvar vidas.
A importância da informação e do cuidado é contínuo. A principal mensagem das campanhas é clara: A informação pode salvar vidas. Muitas dessas doenças apresentam sintomas iniciais que podem ser confundidos com outras condições mais simples, o que reforça a atenção aos sinais do corpo e da busca por avaliação médica.
No ambiente de trabalho, especialmente em atividades que exigem responsabilidade, atenção e preparo constante, como as desenvolvidas por nossos servidores, a saúde física e mental é um pilar fundamental. Ter um acompanhamento preventivo e realizar exames periódicos, são atitudes que contribuem não apenas para o bem-estar individual, mas também para a manutenção de equipes fortes, preparadas e resilientes.
A Saúde do servidor é um compromisso permanente. A PPES reforça que cuidar da saúde é um ato de responsabilidade e autocuidado consigo mesmo, com a família e com a instituição. Incentivamos nossos servidores a manter exames de rotina em dia, buscar atendimento médico diante de sintomas persistentes, adotar hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e prática regular de atividade física e compartilhar informações confiáveis sobre prevenção e diagnóstico.
A prevenção começa com a conscientização e se comunicar é fundamental. Ao apoiar as campanhas do Fevereiro Roxo e Laranja, reafirmamos o compromisso com a valorização da vida e o fortalecimento de uma cultura institucional que coloca a saúde como prioridade.
Texto: Gabriela Cerqueira Henriquez/ Ascom PPES