Governo do Estado do Espírito Santo
09/02/2026 11h14

Polícia Penal do Espírito Santo cumpre dois mandados de prisão e reforça atuação estratégica no combate à criminalidade

A Polícia Penal do Espírito Santo, por meio da equipe de Recaptura (RECAP) da Diretoria de Escolta e Recaptura Prisional (DERP), realizou duas prisões entre os dias o sábado (07) e no domingo (08), nos municípios de Vila Velha e Serra. As ações resultaram no cumprimento de mandados judiciais contra indivíduos com histórico criminal relevante, reforçando o papel da Polícia Penal no fortalecimento da segurança pública capixaba.

A primeira prisão ocorreu na manhã de sexta-feira (07), por volta das 9h45, no bairro João Goulart, em Vila Velha. Após denúncia recebida via Disque- Denúncia 181, a equipe da RECAP iniciou levantamento de informações e diligências que culminaram na localização do suspeito de 42 anos, foragido da Justiça desde junho de 2020. Contra ele havia mandado de prisão por condenação transitada em julgado, expedido pela 7ª Vara Criminal de Vila Velha, pelo crime de tráfico de drogas. O foragido foi abordado em frente à sua residência, atendeu prontamente à equipe e teve o mandado cumprido sem oferecer resistência. Ele foi conduzido à 2ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Vila Velha, onde permaneceu à disposição da Justiça.

Já no sábado (08), por volta das 11h, a equipe da RECAP realizou a segunda prisão no bairro Gaivotas, no município da Serra. O alvo da ação foi um homem de 28 anos, contra quem havia mandado de recaptura expedido pela Vara de Execuções Penais de Vila Velha. Após levantamento de dados e diligências na região, o indivíduo foi localizado em via pública. Ao ser identificado, atendeu à abordagem e teve o mandado judicial devidamente cumprido. Adão possui extensa ficha criminal, com passagens por crimes como homicídio qualificado, roubo, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e furto. Ele foi encaminhado à 3ª Delegacia Regional da Polícia Civil da Serra.

O diretor-geral da Polícia Penal do Espírito Santo destacou a relevância do trabalho desenvolvido pela RECAP para a segurança da população. “A atuação da equipe de Recaptura demonstra a eficiência e o comprometimento da Polícia Penal com a segurança pública capixaba. Cada mandado cumprido representa um passo importante para retirar indivíduos perigosos de circulação e reafirma a integração da Polícia Penal com o sistema de Justiça e as demais forças de segurança”, ressaltou.

A Polícia Penal do Espírito Santo reforça a importância da colaboração da população por meio de denúncias anônimas - 181. 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard