Na tarde dessa quinta-feira (03), a policial penal Adriana Camponez, da Divisão de Operações Táticas (DOT), realizou uma palestra para alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, em Cariacica. O objetivo da roda de conversa foi discutir o empoderamento feminino, com foco nas mulheres nas forças armadas e nas polícias, a partir da experiência da Policial Penal.
A ação buscou concluir uma sequência didática sobre mulheres brasileiras importantes em diversas áreas, como Clarice Lispector, Carolina Maria de Jesus, Zilda Arns e Jaqueline Gois de Jesus.
Os professores José Paulo Nascimento e Paulo Sérgio Barboza do Rosário, responsáveis pelo projeto, contaram que a roda de conversa sobre empoderamento feminino é promovida pela Proposta Pedagogia da Conexão em parceria com a disciplina de História e que o debate contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e da reflexão sobre questões de gênero, promovendo uma visão mais ampla e inclusiva.
“Concluímos uma atividade que considero um marco importante para o processo de aprendizagem dos nossos alunos. A roda de conversa com a Policial Penal Adriana Camponez foi a culminância de um trabalho que começou com a pesquisa sobre mulheres brasileiras que marcaram a história em diversas áreas. Ao longo da sequência didática, os alunos se envolveram com essas figuras inspiradoras, o que preparou o terreno para a discussão crítica sobre o empoderamento feminino que tivemos hoje”, explicou José Paulo.
Para a policial penal Adriana Camponez, o momento foi fundamental para que todos os alunos ampliem sua visão sobre o papel das mulheres na sociedade e para que se tornem cidadãos mais críticos e empáticos. “É importante para que os alunos reflitam como a educação precisa ser, acima de tudo, humana, respeitando e valorizando as vivências de cada um. Foi uma verdadeira troca de saberes que todos nós levaremos para nossas vidas”, disse.
Informações à Imprensa:
Polícia Penal do Espírito Santo (PPES)
Alyne Reis